Aluna da Engenharia recebe o prêmio de Destaque em Liderança 2016 do CREA-Minas Júnior

 Nos dias 5 e 6 de maio foi realizado pelo Crea Minas Júnior, o XIV Seminário de Jovens Lideranças, na sede do Conselho. Realizado anualmente, a edição teve como tema “A área tecnológica como protagonista no desenvolvimento econômico e social”.

Para o presidente de 2016 do Crea-Minas Júnior, graduando em engenharia de produção Maycon Juan, o seminário além de agregar conhecimento para os jovens, também proporciona uma troca de experiências. “O objetivo é apresentar aos futuros profissionais e recém-formados da área tecnológica, a engenharia como fator importante no desenvolvimento socioeconômico, proporcionando um intercâmbio de ideias”, afirmou.

No primeiro dia, foram ministradas palestras de diversos temas que ampliaram o conhecimento dos participantes. O economista e presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Paulo Bretas, falou sobre o tema “12 palavras e algumas soluções”. Coordenador do Colégio Estadual de Empresas do Crea-Minas, engenheiro mecânico Delmer Cesário, palestrou sobre o tema “o que o mercado espera do novo profissional”.

Na ocasião foi apresentando o Senge Jovem e institucionalizada a parceria entre Crea-Minas Júnior e o grupo que é formado por estudantes de engenharia. O Senge Jovem divulga os direitos e deveres dos futuros engenheiros e debate tendências da profissão.

No inicio da tarde, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as expectativas do mercado de trabalho em relação aos novos profissionais e ainda sobre projetos e benefícios da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. O diretor de Benefícios da Mútua, engenheiro civil Jorge Silveira, destacou a importância de se estabelecer parcerias com os jovens. “Queremos estabelecer parcerias com os estudantes de engenharia e estarmos juntos nos eventos e ainda formar um cadastro nacional de todos os Creas Júniores do Brasil”, ressaltou.

“A ética como fator importante no desenvolvimento Socioeconômico” foi o tema da palestra da assessora Jurídica da Presidência do Crea-Minas, Maria Fátima Amaral. Já o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), Leonardo Dias, falou sobre tecnologia e inovação no governo de Minas Gerais. “Minas é o polo de inovação para se desenvolver novos produtos. Hoje, a tendência é buscar soluções tecnológicas, transformando ideias em negócios”, destacou.

Um workshop sobre “Gestão de Projetos” comandado pela engenheira de produção e vice-presidente da Associação Mineira de Engenheiros de Produção, Élida Barros, e uma palestra sobre “Comportamento Organizacional” ministrada pelo pós-graduado em Gestão estratégica de pessoas pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas – Núcleo Contagem, Júlio Cesar Primo, encerraram o primeiro dia do Seminário.

O segundo dia começou com palestra do presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais e coordenador do Colégio de Entidades do Crea-Minas, engenheiro florestal Gabriel Junqueira. Na sequência, Karina Silva Rodrigues da Fiemg falou sobre “A força do entusiasmo”. O coordenador do Colégio Estadual de Instituições de Ensino”, engenheiro de produção Joaquim Cunha, apresentou o órgão consultivo para os estudantes.

O secretário da Câmara de Mediação e Arbitragem, engenheiro civil Luís Pimenta explicou como funciona a CMA e as modalidades de alternativas de resolução de conflitos. Fechando os trabalhos da manhã, João Souza apresentou a palestra “FA.VELA – Empreendedorismo nas Comunidades”, que é uma organização sem fins lucrativos e que tem como objetivo criar capital humano, intelectual e econômico para atuar na defesa do desenvolvimento de moradores de comunidades de baixa renda.

Também houve palestra sobre a Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais. Em seguida, Luanna Matos, vice-presidente da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, falou sobre o projeto de cunho social que visa uma melhora na qualidade de vida para indivíduos em situação de necessidade. Um bate papo com Ex-Crea Jrs também fez parte da programação.

Nova diretoria

Ao final do dia, os estudantes elegeram a nova gestão do Crea Minas-Júnior para o ano de 2017. “O evento foi um grande sucesso, a organização foi exemplar. Resgatar a história do Crea-Minas Júnior conseguindo mostrar o caminho que percorremos nesses 17 anos foi muito bom. O Maycon e a gestão anterior estão de parabéns por todo trabalho desenvolvido e a gente pretende dar continuidade a esse trabalho brilhante”, disse a nova presidente do Crea-Minas Júnior, Maria Izabella Silva.

A nova gestão ficou assim composta:

Presidente – Maria Izabella Silva

Vice-presidente – Thainá Prando Basto

Diretora de Gestão de Pessoas – Lorrany Antunes

Diretora Executiva – Luana Matos

Diretor de Comunicação – Vinícius Carvalho

Diretora Financeira – Rayssa Figueiredo

Sup. Regional Sul – Matheus Malacco

Sup. Regional Centro-Oeste – Jennifer Oliveira

Sup. Regional Metropolitana – Karol Campos

Sup. Regional Vale do Aço – Laíza Rocha

Sup. Regional Noroeste – Maria Clara Fort

Sup. Regional Norte – Bruno Lorde

Sup. Regional Nordeste – Dalila Santos

Sup. Regional Rio Grande – Arthur Bruno Dias e Silva

Sup. Regional Sudeste – Gabrielle Carvalho

Encerrando os trabalhos, houve a cerimônia de premiação do Segundo Prêmio Crea-Minas Júnior. Para Thainá Prando Basto, uma das premiadas em Destaque de Liderança 2016, as palestras trouxeram muitas informações, ideias, dicas e conhecimento para a vida pessoal e profissional. Ela também é a nova vice-presidente do Crea-Minas Júnior e acredita ter muito trabalho pela frente. “As expectativas nesse início de trabalho são as melhores possíveis, nós pretendemos iniciar essa gestão trabalhando em cima do planejamento estratégico e dos planos de metas apresentados pelos superintendentes e diretores”, ressaltou.

Premiação

Melhores Projetos 2016

VI Simpósio de Ciência e Tecnologia – Núcleo de João Monlevade

II SEMEA – Núcleo de Governador Valadares

I CIP – Núcleo de Ipatinga

I Encontro de Ideas – Sustentabilidade – Núcleo de Ipatinga

Qualifique-se – Núcleo de Governador Valadares

Em Prática – Núcleo de Ouro Branco

II FEIT – Núcleo de Curvelo

Engenharia em Foco – Núcleo de Montes Claros

IV Fórum das Engenharias – Núcleo de Montes Claros

I Circuito de Palestras na Engenharia – Núcleo de Formiga

Conexão Crea – Núcleo de Teófilo Otoni

III Ciclo de Palestras Engenharia na Prática  – Núcleo de Itabira

I Creative – Núcleo de Rio Paranaíba

Circuito de Palestras Crea nas Escolas – Núcleo de Diamantina

Se Liga – Núcleo de Viçosa

Destaque em Liderança 2016

Wivens Guimarães – Assessor da Presidência

Guilherme Jahel – Assessor da Presidência

Maria Izabella Silva – Diretora Executiva

Thainá Prando Basto – Assessora da Presidência

Laíza Rocha – Superintendente Regional Vale do Aço

Matheus Malacco – Coordenador Núcleo de Santa Rita do Sapucaí

Maria Clara Fort – Coordenadora Núcleo de Rio Paranaíba

Maria Júlia Aguiar – Coordenadora do Núcleo de Leopoldina

Vinícius Carvalho – Superintendente Regional Centro-Sul

Lorrany Antunes – Diretora de Gestão de Pessoas

Prêmio Melhores Projetos Estratégicos

Categoria Crea nas Escolas: Quero ser Engenheiro, e você? – Núcleo de São João Del Rei

Categoria Engenharia Pública: Engenharia Pública Ipatinga – Núcleo de Ipatinga

Prêmio Revista Exponencial

Núcleo de Ipatinga

Homenageados da Noite

Fundadora do Crea-Minas Júnior, engenheira civil Marília Melo

Fundador do Crea-Minas Júnior, engenheiro civil Dartagnan Viana

Ex-presidente Estatual do Crea-Minas Júnior 2004/2005, engenheira eletricista Priscila Dornas

Ex-presidente Estadual do Crea-Minas Júnior 2013/2014, engenheiro eletricista Igor Braga Martins

Fonte:http://www.crea-mg.org.br

2017-05-12 (1)

d462c771a3a063615da68efb18f2de41.01


Deixe seu comentário

Posts relacionados