Autismo será tema de parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Colégio Imaculada Conceição em maio

Visando trazer conhecimento e esclarecimentos sobre o Autismo e suas intervenções a Secretaria Municipal de Saúde e o Colégio Imaculada Conceição irão realizar atividades no mês de maio abordando o assunto será o Simpósio sobre Autismo.

No dia 19 de maio, sexta-feira, o tema: “Autismo: inclusão no âmbito familiar, social e escolar” será abordada por Renata Alves Vieira, musicoterapeuta, Psicopedagoga Clínica e institucional, sendo professora de educação musical e pós-graduada em Neuropsicopedagogia clínica, o evento acontecerá nas dependências do Colégio Imaculada Conceição às 19 horas.

No dia 20 de maio, sábado, o tema abordado será: “Autismo e Atividade Física”, palestra proferida por Carlos Eduardo Monteiro, mestre em ciência da atividade física e será no mesmo local e o credenciamento será as 07h30min horas e as atividades acontecerão de 8 as 12 horas e de 13h30min as 17h30min horas.

O evento tem o público alvo, profissionais e estudantes da área de educação e saúde e a comunidade em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 12 de maio e podem ser feitas pelo telefone 3229-2500.

O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo.

Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender.

As pessoas com autismo podem ter alguma forma de sensibilidade sensorial. Isto pode ocorrer em um ou em mais dos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – que podem ser mais ou menos intensificados. Por exemplo, uma pessoa com autismo pode achar determinados sons de fundo, que outras pessoas ignorariam, insuportavelmente barulhentos. Isto pode causar ansiedade ou mesmo dor física.

Alguns indivíduos que são sub sensíveis podem não sentir dor ou temperaturas extremas. Algumas podem balançar rodar ou agitar as mãos para criar sensação, ou para ajudar com o balanço e postura ou para lidar com o stress ou ainda, para demonstrar alegria.

As pessoas com sensibilidade sensorial podem ter mais dificuldade no conhecimento adequado de seu próprio corpo. Consciência corporal é a forma como o corpo se comunica consigo mesmo ou com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.

As pessoas com Transtornos do Espectro Autista podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática.

  • A maioria das pessoas com autismo é boa em aprender visualmente;
  • Algumas pessoas com autismo são muito atentas aos detalhes e à exatidão;
  • Geralmente possuem capacidade de memória muito acima da média;
  • É provável que as informações, rotinas ou processos uma vez aprendidos, sejam retidos;
  • Algumas pessoas conseguem concentrar-se na sua área de interesse especifico durante muito tempo e podem optar por estudar ou trabalhar em áreas afins;
  • A paixão pela rotina pode ser fator favorável na execução de um trabalho;
  • Indivíduos com autismo são funcionários leais e de confiança;

Fonte: CIC e http://autismoerealidade.org

17973575_1314991511922172_3940996320004661133_o


Deixe seu comentário

Posts relacionados