Cuidado, repasse a informação, no facebook e outras redes chega o convite para o “Baleia Azul” ou “Blue Whale”, em inglês.

 

A cada dia acontece mais noticias envolvendo o jogo Baleia Azul, a polícia está investigando casos no Rio de Janeiro, Mato Grosso e em Leopoldina uma mãe fez denuncia. Na realidade os pais tem que alertar aos jovens e adolescentes que o convite vem nas redes sociais como um grupo fechado que poderá ser chamado de  “Baleia Azul” ou “Blue Whale”, em inglês, pu outros nomes que aparecem na matéria abaixo, ao aceitar os hackers pegam o IP do aparelho seja celular, notebook, computador ou outro aparelho que se utiliza e rouba todos os dados das pessoas e ai passam a fazer ameaças, obrigando psicologicamente aos jovens a participarem do jogo e fazerem as tarefas.

IP significa Internet Protocol e é um número que seu computador (ou roteador) recebe quando se conecta à Internet. É através desse número que seu computador é identificado e pode enviar e receber dados.

Alguns pais já alertam nas redes sociais em Leopoldina que seus filhos foram convidados via facebook para esse grupo e alertam para que não aceitem. Veja alguns detalhes já relatados nos jornais do Brasil sobre o assunto:

Antes, ela teria postado uma imagem de uma baleia azul, que é o símbolo do movimento. Jornais de toda Rússia têm abordado o assunto e alertado aos pais sobre como os jovens são influenciados por desafios suicidas.

Uma das exigências é que o participante acorde sempre as 4h20 da manhã e alguns se cortam com facas e lâminas de barbear para desenhar uma baleia no corpo.

Como funciona o grupo

O procedimento é muito simples: depois que o adolescente entra em um grupo fechado no Facebook, ele recebe um link para falar diretamente com o supervisor. Este supervisor entra em contato direto com o jovem e descobre tudo sobre sua vida, o que ele gosta e até mesmo seu endereço.

Logo após, ele começa a enviar as tarefas dizendo ser “verificação de coragem”. Os desafios no começo são inofensivos, como desenhar o símbolo, mas aos pouco as tarefas vão ficando mais perigosas.

Os nomes desses grupos

Todos os dias novos grupos como esse são criados nas redes sociais. O grupo que é mais conhecido se chama “Baleia Azul” ou “Blue Whale”, em inglês.

Muitas vezes são chamado por outros nomes, como “Acorde-me às 4h20”, “Casa Silenciosa”, “Eu Estou no Jogo”. Muitos outros nomes são dados diariamente, mas o jogo sempre tem a mesma finalidade.

Acabar o grupo

As autoridades e as redes sociais, principalmente o Facebook, têm lutado constantemente para pôr fim nesses grupos secretos, mas todos os dias novos são criados. Em maio de 2016, a primeira morte foi conhecida ligada a esse jogo.

Autoridades alertam que tem aumentado o número de jovens interessados nesses desafios. Culpam a falta de responsabilidades dos pais ao permitirem que seus filhos navegarem sem controle na internet.

No ano passado, Philip Budeikin, de 21 anos, foi preso e acusado de ser o líder dessa organização. A polícia o acusou o jovem de organizar, entre 2013 e 2016, oitos grupos que propagavam o suicídio entre os jovens. Segundo o jornal Novaya Gazeta, já foram contabilizados 130 suicídios na Rússia ligados aos grupos no Facebook.


Deixe seu comentário

Posts relacionados