Site Mídia Mineira confirma: Em Cataguases, 1 caso confirmado e três suspeitos de Gripe H1N1

Conforme já divulgamos há casos de gripe H1N1 em Cataguases e a coordenadora de vigilância em Saúde do Município de Cataguases, Amanda de Souza Penha, falou na manhã desta quinta-feira (17), para a reportagem do Site Mídia Mineira.
A mesma confirmou que há três casos que estão sendo investigados: uma criança de 11 meses e de um idoso que se encontra na UTI. O terceiro é de uma mulher de 21 anos que estava grávida e faleceu, nesse caso trata-se da mensagem comentada nas redes sociais, a mesma sofria de doenças e teve pneumonia nos dois pulmões e o exame foi feito o exame para verificar se a situação foi agravada pelo vírus.

Já o quarto caso é de uma paciente de Laranjal que foi confirmado pela Fundação Ezequiel Dias – FUNED-MG, como Influenza “A”, porém sem definição de subtipagem que iria dizer se o vírus é H1N1 ou H3N2. Conforme a coordenadora informou, o Hospital de Cataguases, solicitou exame particular do laboratório Hermes Pardini que definiu o subtipo como H1N1, porém, para fins de contagem oficial, o Município aguarda o resultado da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). “É um resultado confiável de um laboratório reconhecido mas para nós, como epidemiologia e vigilância em saúde, somos orientados a aguardar os resultados dos laboratórios oficiais, no caso, o da FUNED e o da FIOCRUZ, para encerramento de ficha”, ressaltou a coordenadora.

Amanda lembra que é extremamente necessário, que as pessoas que se encontram dentro do público alvo, procurem um posto de saúde no seu bairro ou se dirijam para o Centro Municipal de Imunização que funciona dentro da Policlínica Municipal para receberem a vacina. 

Vale ressaltar que em Leopoldina oficialmente não houve a confirmação de um caso de H1N1, mas um óbito está sob suspeita. Outros casos são relatados pela população, mas não há confirmação oficial dos órgãos de saúde.

Fonte: Mídia Mineira

 

 


Deixe seu comentário

Posts relacionados