Terça feira, dia 21 de março, termina a novela: José Roberto fica ou não na prefeitura de Leopoldina

Finalmente após longo período de espera e com muitos boatos, mentiras, omissão da imprensa, desmentidos e negação, por algumas pessoas, que havia algum problema na eleição do ano de 2016.

Desde que a campanha foi lançada o prefeito teve seu registro cassado pelo Juiz eleitoral de Leopoldina, Dr. Gustavo Vargas e o prefeito concorreu sob judice (que é quando o candidato recorre da decisão do juiz e aguarda uma posição final), neste caso, o candidato José Roberto poderia sair e colocar outro em seu lugar, mas ele preferiu concorrer e assumir o risco de não poder tomar posse, caso fosse eleito. Mas na eleição ele venceu a chapa concorrente por uma diferença de 284 votos e durante o período antes da diplomação, que foi dia 19 de dezembro de 2016, o mesmo recorreu em Belo Horizonte, e perdeu pelo placar de 6 a 0 no TRE MG.

Mesmo tendo a confirmação da cassação do seu registro de candidatura na primeira instância (Leopoldina) e na segunda instância (Belo Horizonte) o mesmo recorreu ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral, que é a última instância nesse caso.

No mês de dezembro o candidato Jose Roberto ganhou uma decisão monocrática (pessoal e única) do Ministro Napoleão que aceitava o seu registro de candidatura, na época ainda não tinha sido feita a votação da validade ou não da sumula 70, que é aquela que considera que os que tiveram problemas que os impedem de concorrer até o dia da eleição, dia 02 de outubro de 2016, não poderia concorrer, que é o caso do atual prefeito e no qual as duas instâncias se basearam.

No dia 19 de dezembro, último dia da diplomação, no mesmo horário que o Juiz eleitoral de Leopoldina diplomava “provisoriamente” o prefeito eleito, o TSE decidia que a súmula 70 iria valer pelo placar de 4 a 3 no plenário. Mas mesmo assim o Juiz de Leopoldina, Dr. Gustavo decidiu diplomar e empossar o prefeito que aguardava a decisão final do recurso por que entendeu que se deixasse o presidente da Câmara de vereadores tomarem posse provisoriamente, poderia acarretar em prejuízo para a cidade, pois poderia não dar conta da administração.

Em 01 de janeiro o prefeito José Roberto e seu vice tomaram posse e estão no poder até o momento, alguns alegam que nunca um prefeito empossado e diplomado sai depois. Mas o Juiz Eleitoral, Dr. Gustavo Vargas sempre afirmou que a decisão se continuaria ou não depende do TSE.

Na terça feira, dia 21 de março, o TSE irá decidir finalmente o final da novela “Eleições em Leopoldina” e há duas possibilidades: ou o prefeito tem seu registro de candidatura deferido e ele continuará até 2.020 ou então ele poderá ter o pedido indeferido e terá que sair da prefeitura. Neste caso o presidente da Câmara, vereador Darci Portela, assume interinamente até a próxima eleição que ocorrerá em 07 de maio e montará sua equipe para administrar a cidade, poderá manter os secretários e cargos de confiança ou modificar de acordo com sua vontade, o vice na Câmara, Ivan Nogueira, assume a presidência da Câmara neste período e complementando a matéria, o Arnaldo Spindola em seu programa, registrou que assume a cadeira no período o suplente da coligação do Darci, o vereador Roberto Dentista. Se houver uma nova eleição há a possibilidade do atual prefeito não concorrer, pois ele é que deu causa a anulação da eleição, pelo menos essa é a previsão da lei, mas deverá ser outra discussão no registro de chapas.

Há muita apreensão na cidade, de todos os lados, alguns dão como certa a permanência, outros a saída do atual prefeito, mas deixando de lado a paixão por ambos os lados, a realidade é que a situação irá ser decidida e seja qual for à decisão é o melhor para a cidade de Leopoldina.


    • Ana Coutinho
    • 18 de março de 2017
    Responder

    Eu torço para que o nosso prefeito continue, porque ele tem feito muito por nossa cidade e gostaria que continuasse para o progresso tbm continuar. Nunca vi a cidade tão bonita , quanto está agora .Que Deus o abençoe e o proteja de todo mal!

Deixe seu comentário

Posts relacionados