Trem Minas Rio um sonho que se transformará em realidade em pouco tempo

Nos últimos dias o sonho TREM MINAS RIO se aproximou ainda mais da sua confirmação. A viagem de reconhecimento do trecho foi realizada passando por alguns locais que serão agraciados com a nova tora turística e a emoção, a empolgação das cidades e dos envolvidos, principalmente os integrantes e voluntários da ONG Amigos do Trem, foram observadas na passagem do trem.

Em conversa com o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Leopoldina, Edvaldo Franquido, o mesmo nos informou que a cidade de Leopoldina terá cinco pontos de parada e visando informar a população dos locais o prefeito José Roberto e a sua secretaria estão realizando reuniões com os moradores da área para falar da importância e a projeção do Turismo.

Ele ainda me informou que há a intenção do prefeito de doar a cada uma das estações, vinte barracas para exposição de trabalhos artesanais das respectivas áreas. Os pontos turísticos agraciados, dentro do município de Leopoldina serão: Vista Alegre (apesar de ser distrito de Cataguases e estação está no lado de Leopoldina), Abaíba, Ribeiro Junqueira, São Martinho e Providência.

O trajeto do Trem de Minas é de cerca de 200 km, indo de Cataguases a Três Rios, atingindo 10 cidades e a ONG Amigos do Trem informa ainda que não há venda de nenhum bilhete para essa viagem, há um golpe acontecendo em algumas áreas e no momento o trem apenas fez uma viagem de reconhecimento e os vagões estão sendo recuperados para serem colocados nos trilhos.

O secretário, Edvaldo Franquido, informou que estudos estão sendo feitos visando dar mais capacitação, mais informações e até melhorar o transporte terrestre para os locais que estarão fazendo parte deste projeto. O mesmo ainda falou que há a intenção de que a primeira viagem, pelo menos no trajeto de Leopoldina, seja feita em homenagem ao vice prefeito Marcinho Pimentel, que era um sonhador e incentivador do turismo na cidade.

Edvaldo falou ainda que o prefeito está tentando conseguir colocar em um dos vagões do trem fotos e o nome de Leopoldina, valorizando assim a nossa cidade. O turismo rural, via linhas férreas, é um sucesso em vários pontos do país e da a oportunidade de favorecer o desenvolvimento da zona rural que sofreu muito do a saída das pessoas para a sede dos municípios, com esse projeto além de dar uma oportunidade de renda aos moradores, haverá a valorização das áreas que o trem passará.

Um vídeo explicando como é o projeto está sendo mostrado nas reuniões com as comunidades. O site ainda fez a pergunta ao secretário, da insatisfação de alguns moradores de São Martinho, ao participarem de reunião no distrito de Providência, onde não foi citado a comunidade e ele me explicou que a reunião foi voltada para Providência e que uma específica a Comunidade de São Martinho será feita, como nas demais estações de trem do município.


Deixe seu comentário

Posts relacionados