Ponto de Vista com Thiago Ferreira de Campos

Um pouco sobre Ordem Demolay e o capítulo Leopoldina

Inicio este artigo cumprimentando e agradecendo ao meu amigo Marcus Vinicius por permitir que eu publique em seu site meus artigos. Já falei em outras oportunidades sobre política, economia e atuação da juventude. Neste texto quero me dedicar em falar de uma organização da qual sou membro e faço questão que todos a conheçam e nos ajudem indicando novos possíveis membros para participar de nossos trabalhos.

A história dessa organização, inicia-se nos Estados Unidos por volta dos anos de 1919, no Estado de Kansas City, onde um homem chamado Frank S.Land, empregou um jovem chamado Louis Lower, cujo pai falecera um anos antes, e com isso os dois criaram uma amizade tão grande na qual Land passava a imagem de um pai para Lower, que ele desejava estender aos demais jovens. Com isso, Lower reune amigos e formam um grupo e se encontram em um templo maçônico para escolher uma personalidade como exemplo. É sugerida a escolha de uma figura ligada a Maçonaria e chegam ao nome do Cavaleiro Templário Jacques DeMolay que morreu queimado em 18 de março 1314 e se tornou mártir por seu exemplo de heroísmo, lealdade, tolerância, fidelidade e coragem. Com o tempo a Ordem DeMolay passou a ser patrocinada pela Maçonaria e expandiu no território norte – americano. Em 1985 o maçom brasileiro Alberto Mansur trouxe para o Brasil essa organização.

Em Leopoldina, nossa organização chegou em 2011 por meio do Capítulo Leopoldina, que é a denominação dada ao conjunto de jovens demolays reunidos, voltada para rapazes com idades de 12 aos 21 anos. Desde sua fundação realizamos várias campanhas sociais que beneficiaram diversas entidades filantrópicas. Já arrecadamos centenas de quilos de alimentos que foram doados e que beneficiaram pessoas atingidas com as chuvas de Guidoval em 2012. Um grupo beneficiado foi o “Levanta de Novo” e outros, fizemos campanha para arrecadação de itens para recém-nascidos, arrecadação de livros doados a diversos locais, também fizemos a campanha de natal em 2014 onde arrecadamos brinquedos que foram doados as crianças da creche Anita Borela, APAE e outras creches, além de ajudar no Festival de Sorvete da Casa de Caridade Leopoldinense. A parte social além de ser importante aliada aos ensinamentos transmitidos aos jovens, irão auxiliar na formação de um adulto melhor. O resultado esperado é a formação dos jovens e sua transformação em adulto melhor. Procuramos trabalhar forma direta os valores de uma sólida e sincera amizade para os meninos que são importantes em sua formação social.

Jovem, gostaria de participar de nossa missão? Caso positivo seguem os nossos contatos: whatszap (32) 99821-9353 – Thiago ou (32) 99121-4633 – Lucas/https://pt-br.facebook.com/CapituloLeopoldina693/ e-mail:cap693@demolaymg.com.br.

 

 


Deixe seu comentário

Posts relacionados